Essa obra nasceu como parte integrante da série "Louvado Seja Deus" (2017), mas precisava de alguém que topasse o investimento pesado da produção. Um colecionador viu o projeto e se encantou, encomendando na hora uma edição única: "Louvado Seja Deus IHS".
Por ser uma obra cheia de simbolismos, nada mais adequado do que ser materializada no dia de Corpus Christi. E foi exatamente isso q aconteceu, no dia 20 de junho de 2019, em São Paulo, no estúdio Caderno Listrado, do mestre Daniel Barbosa.
E como pode ser visto no vídeo abaixo, recebeu a intervenção com serrilhado manual que gerou 4.500 “doses” de LSD. (Cada obra da edição de 12 contém 1.125)
Mais fotos e informações sobre a obra abaixo:
IHS, também conhecido como Cristograma, vem das três primeiras letras de JESUS em grego (ΙΗΣΟΥΣ).
Mas por que usar o Cristograma pra identificar essa obra específica?
Bem, além de simbolizar o Senhor entre os 12 exemplares da série “Louvado Seja Deus”, ela é a única da série nesse tamanho. E esse tamanho tem outra coincidência planejada:
Na França, antes da classificação ISO para as dimensões dos papéis (A4, A0, A3 etc), cada tamanho levava um nome de acordo com a sua origem, e os jesuítas faziam o papel com a marca d’água do Cristograma. E é exatamente o que você está pensando, com o passar do tempo, o papel de 56x76cm ficou conhecido como “Jesus”. #🤯
Mas por que usar o Cristograma pra identificar essa obra específica?
Bem, além de simbolizar o Senhor entre os 12 exemplares da série “Louvado Seja Deus”, ela é a única da série nesse tamanho. E esse tamanho tem outra coincidência planejada:
Na França, antes da classificação ISO para as dimensões dos papéis (A4, A0, A3 etc), cada tamanho levava um nome de acordo com a sua origem, e os jesuítas faziam o papel com a marca d’água do Cristograma. E é exatamente o que você está pensando, com o passar do tempo, o papel de 56x76cm ficou conhecido como “Jesus”. #🤯
Para a obra foi escolhido o L’Aquarelle Canson Héritage 640g Grain Fin 100% algodão, considerado o melhor papel do mundo para aquarela, pela sua absorção de água, tendo então a mesma propriedade valiosa do mata-borrão/blotter, utilizado para cartelas de LSD. E como essas cartelas eram/são envoltas em papel-alumínio para preservar a substância, o fundo da obra tem uma chapa finíssima do mesmo metal, com 0,15mm de espessura.
As tintas, fluorescentes para o conceito psicodélico da obra, são da marca Gênesis #🍎. E para ressaltar seu efeito sob a luz ultravioleta, a moldura tem iluminação embutida. #✝️
As tintas, fluorescentes para o conceito psicodélico da obra, são da marca Gênesis #🍎. E para ressaltar seu efeito sob a luz ultravioleta, a moldura tem iluminação embutida. #✝️
A intervenção com serrilhado manual criou 4.500 “doses” de LSD, com exatos 1/4 de polegada de lado. (Cada obra da edição de 12 contém 1.125 doses desse mesmo tamanho)
Ao olhar fixamente para um dos rostos por 33 segundos e, em seguida, olhar para a parte branca, você tem a mesma experiência de quem está sob efeito do LSD – ou da Fé – vendo o que não está lá.
Ao olhar fixamente para um dos rostos por 33 segundos e, em seguida, olhar para a parte branca, você tem a mesma experiência de quem está sob efeito do LSD – ou da Fé – vendo o que não está lá.
Acompanha a obra o Certificado de Autenticidade, impresso em papel Hahnemühle, com marca d'água e fibras de segurança fluorescentes. Também há um selo com holograma e número único, correspondente ao colado no verso da obra, que pode ser verificado em myartregistry.com. Além disso, tanto a obra quanto o certificado são assinados e datados a mão pelo artista, que finaliza com sua chancela.